A Fatec de Olímpia, inaugurada, em 02 de agosto de 2025, é uma das Faculdades de Tecnologia mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Instituição Pública de Ensino Superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS), tem como diferencial em relação às outras instituições superiores públicas do estado de São Paulo, a formação universitária e profissional mais implicada com o desenvolvimento econômico e social.
Fatec é rapidamente associada à qualidade e empregabilidade, colocada como estratégia política do governo do estado para propulsionar o desenvolvimento em determinadas regiões. A Fatec de Olímpia (e região) não foge a essa regra.
O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em mais de 300 municípios, a instituição administra 228 Escolas Técnicas (Etecs), mais de 82 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e 345 Classes Descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Atualmente, o CPS tem mais de 316 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos. O CPS oferece ainda Formação Inicial e Continuada e Pós-Graduação (lato e stricto sensu).
As Fatecs atendem mais de 91 mil alunos matriculados em 101 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras.
A instituição também é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que tem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.
O reconhecimento se deu por unanimidade em reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), realizada em 14 de setembro de 2021.